2/22/2010

É GRIPE OU RESFRIADO ?

Começa com a velha coceirinha na garganta. Em poucas horas, vêm os espirros e o nariz vermelho; no dia seguinte, a gente fica imprestável e ainda precisa torcer para não ser o vírus da gripe suína. Todo ano, adultos têm em média de dois a quatro resfriados, enquanto as crianças chegam a ter espantosos seis a dez. Em vez de tomar superdoses de remédios contra a gripe e resfriados na esperança de que resolvam o caso, seja mais esperto nas opções de tratamento. Combinando os remédios certos do armário, da cozinha e da lojinha de produtos naturais, é possível reduzir o desconforto dos resfriados e evitar que os sintomas durem semanas.




Os sintomas de resfriado são:
• Coriza ou nariz entupido
• Rouquidão
• Sinusite
• Espirros
• Tosse
• Febre baixa ou inexistente
• Dor de cabeça
• Mal – estar

Os sintomas da gripe são parecidos, só que mais graves:
• Febre alta
• Calafrios
• Dor nos músculos e nas articulações
• Fraqueza
• Letargia
• Perda de apetite
• Náusea e vômito
• Dor de garganta













O que revelam a dor de garganta, os espirros, o nariz entupido e outros sintomas...

SINTOMAS CAUSA AUTOAJUDA SEM RECEITA MÉDICA VÁ AO MÉDICO
DOR DE GARGANTA O sistema imunológico se acelerou depois de inspirar o vírus do resfriado. A coriza pode irritar o interior da garganta. Gargareje com água salgada ou chá de sálvia; esmague três folhas frescas de sálvia, jogue em água fervente e coe. Gargarejar com uma solução de aspirina em água morna também pode trazer algum alívio. Se houver pus na garganta, se a dor continuar após o resfriado ou se surgirem gânglios inchados ou urticária.
ESPIRROS O espirro é a reação do organismo à irritação, na tentativa de expulsar o vírus do resfriado com um golpe de ar curto e forte, e não um modo de expulsar maus espíritos! Fique longe de perfumes, fumaça de cigarro e outras substâncias, que podem piorar os espirros. Abra o chuveiro bem quente no banheiro e inale o vapor. Uma borrifada de solução salina nas vias nasais pode limpá-las. Se os espirros se devem a alergias, os anti-histamínicos talvez ajudem. Se os espirros continuarem depois do resfriado, pode haver alergia a fatores externos, como ácaros ou pelo de gato.
ARREPIOS E FEBRE O organismo gera a febre para combater o vírus do resfriado, e o aumento rápido da temperatura costuma provocar arrepios. Tome chá morno em pequenos goles. Não tome banho frio, pois o corpo reage à queda súbita de temperatura gerando mais calor. Paracetamol e ibuprofeno podem baixar a febre e reduzir as dores de cabeça e musculares, mas consulte o médico antes de tomar remédios. Se a febre chegar a 38,5º C ou durar mais de dois dias, ou se houver outros sintomas de gripe, vá ao médico, pois talvez seja bom um tratamento antiviral.
CORIZA As membranas mucosas estão irritadas e trabalhando demais para expulsar o vírus do resfriado. Use lenços de papel, mais higiênicos do que os de pano. Um comprimido ou spray nasal que combine descongestionante e anti-histamínico pode ajudar. Se a coriza ficar amarela, esverdeada ou sanguinolenta, pode haver infecção secundária.
NARIZ ENTUPIDO O Excesso de muco bloqueia as vias nasais, impedindo a drenagem dos seios da face. Ponha uma pitada de sal numa xícara de água morna; tape uma narina e inspire a solução. Tome oito copos de água ao dia. Comprimidos e spray descongestionantes podem ajudar a abrir e secar as vias nasais. Se há pressão nos seios da face e dor de cabeça ou em volta do nariz, da testa e dos olhos, pode ser sinusite.





Gripes e resfriados são causados por vírus. Logo, tomar antibióticos, que só funcionam em infecções bacterianas, não adianta nada. De acordo com um estudo de 2007 publicado na revista especializada British Medical Journal, tomar antibióticos como estratégia de prevenção para reduzir o risco de complicações graves não se justifica. Existem remédios contra vírus, que podem ajudar em casos de gripe, mas somente se tomados nas primeira 48 horas de sintomas. A melhor prevenção é a vacina contra a gripe. Ela é ainda mais importante para quem tem mais de 65 anos, tendência a se resfriar, sofre de asma grave ou de alguma doença que deprima o sistema imunológico.





Sem vontade de subir na esteira? Então dê ouvidos ao organismo: o repouso é uma boa maneira de ajudar o sistema imunológico a combater o resfriado.







A vovó estava certa: às vezes, a comida é o melhor remédio. Os estudos confirmam o seguinte:


Chá Verde  rico em antioxidantes, tudo indica que o chá – verde reduz a incidência e a duração dos resfriados e promove imunidade por melhorar o funcionamento das células T (células de defesa do organismo).


Alho  quem toma suplemento de alho tem menos probabilidade de ser vitima de resfriados. O ingrediente mágico? A alicina, substância que também dá ao alho o sabor picante.


Canja de galinha  Ela parece agir como anti-inflamatório natural e pode reduzir sintomas do resfriado como nariz entupido, dor de garganta e tosse.




Seu filho está febril, espirrando e tossindo, quer colo. Eis como ajudar:


Verifique a temperatura da criança e consulte um médico caso a febre chegue a 38,5º C por mais de dois dias.



Sal pode ajudar: um estudo realizado na República Tcheca verificou que a lavagem do nariz com solução salina reduziu substancialmente os sintomas nasais em crianças resfriadas.


Evite os descongestionantes: cada vez mais estudos indicam que eles podem ser prejudiciais a crianças, em especial as que têm menos de 2 anos. Alguns remédios para tosse e resfriados para crianças de menos de 2 anos são vendidos somente com receita médica.

Dê mel antes de dormir: uma dose de mel na hora de dormir dá mais alívio à tosse das crianças do que os medicamentos indicados para combatê-la. Mas não dê mel a crianças com menos de 1 ano, porque pode provocar envenenamento por botulismo.


Observe as mudanças: corra para o médico mais próximo se a criança gripada ou resfriada sofrer alguma piora preocupante, como dor de cabeça crônica, chiada na respiração, dificuldade para respirar, tosse seca, urticária ou se ficar pálida e sonolenta. Em dúvida, melhor levá-la ao médico.




Não dirija após tomar alguns comprimidos contra resfriado, há o risco de cochilar ao volante, principalmente se eles contiverem codeína ou algum sedativo anti-histamínico, que podem causar sonolência.

Remédios não são pirulitos. É perigoso tomar doses maiores ou com mais frequência do que o indicado pelo médico. Por exemplo, o excesso de paracetamol pode provocar lesões permanentes no fígado e aspirina demais, sangramento no estômago.










 Lave as mãos com frequência.




 Use a sua própria toalha de mão.




 Separe a sua escova de dentes das dos outros integrantes da família.



 Limpe telefones, maçanetas, etc. depois de tocá-los, com álcool gel.




 Separe uma xícara de café só para você.





 Cubra a boca sempre que tossir.




 Use lenços descartáveis.




Texto adaptado da Revista Seleções (julho 2009)

Nenhum comentário: