3/23/2010

"GORDURINHAS" O QUE FAZER PARA REDUZÍ-LAS ?

"Gordurinhas" - O que fazer para reduzí-las?
03/06/2005 - Fitness


Como profissional da área da saúde, nas várias oportunidades do meu dia-a-dia, vejo-me na obrigação de esclarecer aos meus alunos e amigos, ou tentar da melhor maneira possível, responder algumas perguntas sobre a prática de atividade física e o que ela nos oferece, para conquistar mais qualidade de vida, através do corpo. Uma das perguntas mais freqüentes, nos dias de hoje é: “Como faço para perder essa gordurinha aqui ou ali”?

Hoje em dia, a moda que nos rodeia, é ser “sarado ou sarada”, ter um corpo malhado, e para isso se faz de tudo, desde cirurgias, dietas, shakes milagrosos, etc, porém, não estou aqui para discutir se eles são ou não são tão bons quanto apresentam ser. A minha função é apenas tentar esclarecer um pouco mais sobre a atividade física e seus benefícios ao ser humano.

Um dos maiores enganos das pessoas quanto à perda de gordura é acreditar que determinado aparelho ou exercício específico vai resolver a questão. Outro grande engano é acreditar que fazendo centenas de abdominais diariamente você vai "queimar" toda a gordura da barriga, e ainda, quanto mais você fizer abdominais, mais você ficará com a "barriga esbelta e definida". Além disso, acreditar em muitas propagandas como: Perca 10 cm de cintura, 5 kg de peso em 10 dias (fórmula mágica ou a oitava maravilha do mundo?). Mas, a realidade é outra. Não é que aparelhos abdominais não sejam bons, eles têm o seu papel de importância em um programa de perda de peso, mas não é o suficiente.

Então, o que fazer para resolver essa questão? Como conseguir ou melhorar a apaência do corpo? Como diminuir as “gordurinhas” indesejáveis?

A tarefa não é fácil. Minhas dicas começam aqui, lembrando que alguns correm outros andam, alguns levantam este peso, outros aquele, etc, então devemos sempre respeitar o nível de condicionamento de cada indivíduo.

DICAS

Devemos começar a fazer exercícios aeróbicos 3 a 4 vezes por semana, entre 15 a 60 minutos, dependendo do nível de condicionamento físico de cada pessoa, podendo ser desde caminhadas à corridas, dessa forma você estará gastando mais calorias diárias, e como conseqüência acelerando o seu metabolismo.

Faça exercícios de resistência com peso (musculação) de 2 a 3 vezes por semana, entre 30 a 90 minutos, orientados sempre por um profissional da área, é uma forma de aumentar sua massa muscular e consequentemente seu organismo passará a queimar mais calorias mesmo quando estiver descansando, assistindo televisão ou no trabalho, em razão do aumento do metabolismo basal.

Faça exercícios abdominais 2 a 3 vezes por semana, apesar deles não queimarem a gordura, eles tonificarão os músculos que estão embaixo dela, além de ajudar na sua postura, melhorando também a aparência da sua cintura.

Dicas alimentares também são importantes, coma mais vezes por dia e diminua a quantidade de alimentos de cada refeição. Ao invés de só comer no café da manhã almoço e jantar, inclua mais 3 refeições no dia. Isso evitará que o seu metabolismo fique lento e que seu organismo use outros tipos não adequados de fonte de energia. Além disso, evite comer alimentos com alta concentração de gordura ou extremamente calóricos, como açucares refinados, doces, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, etc, o segredo do emagrecimento é o “balanço calórico negativo”, maior o gasto do que a ingestão.

Seguindo estes passos você conseguirá reduzir essas “gordurinhas indesejáveis”, e como conseqüência terá uma vida mais saudável e feliz.


Por: Marco Antonio Caffarena - Personal Trainer - macaffarena@hotmail.com

Nenhum comentário: