12/11/2009

ENTENDENDO O QUE É ALERGIA ...


ENTENDENDO O QUE É ALERGIA



As reações alérgicas ocorrem em cerca de 20% da população mundial ou brasileira e são devido a uma predisposição genética pré determinada e chamada de predisposição atópica, ou seja, estas pessoas têm uma tendência a reagir de uma maneira muito mais intensa,chamada de hiperreação à determinadas substâncias que invadem ou penetram no organismo e que são estranhas a ele. Estas substâncias podem penetrar por via oral,respiratória ou injetável e provocam um estímulo do sistema imunitário que reage fabricando uma imunoglobulina chamada IgE, capaz de se ligar a substância invasora mas também capaz de se ligar a células do organismo chamadas de mastócitos ou basófilos.



Quando ocorre uma invasão pela segunda vez ou outras vezes a substância pode se ligar a IgE já ligada aos mastócitos ou basófilos e aí causar uma reação que fará com que estas células se rompam e liberem produtos intracelulares nos tecidos ao redor e provocam então as reações alérgicas.



Estas reações são caracterizadas por prurido, edema, vasodilatação e constrição de músculos lisos. Secundariamente aparece também uma inflamação imunológica devido a migração de outras células para o local, principalmente eosinófilos, linfócitos,monócitos e plaquetas que tendem a manter a reação alérgica por muito mais tempo.



O indivíduo que está sofrendo estas reações tende a manifestar coceiras,espirros, inchação, vermelhidão, urticárias, falta de ar, sibilos, obstrução, etc, dependendo se o fato ocorre na pele, nas narinas, no pulmão.



Estes são os sintomas das urticárias, rinites alérgicas, dermatites atópicas e asma brônquica. As pessoas que são hiperreatoras estão sujeitas a manifestar a reação toda vez que se expõe àquela substância a que é sensível ou então manifesta permanentemente a reação por estar sempre submetido a contato com as substâncias agressoras.

Em caso de suspeita de uma alergia, procure orientação médica.

Nenhum comentário: