10/16/2009

Atividade física ajuda no combate à enxaqueca


Atividade física ajuda no combate à enxaqueca
Prática regular de exercícios controla crises

Fortes dores de cabeça, acompanhadas de um mal-estar tremendo fazem parte da rotina de quem sofre com crises de enxaqueca. Mas o sofrimento pode estar chegando ao fim: pesquisadores indicam que, apesar de a atividade física desencadear dores em algumas pessoas que sofrem do problema, a prática regular pode acabar com o incômodo.
Não existem estudos que tenham definido qual o tipo de freqüência e intensidade de atividade física ideal para controlar as crises de enxaqueca, porém já é comprovado que elas diminuem drasticamente, quando os exercícios são realizados de maneira regular , explica o neurologista e diretor do Instituto do Cérebro de Brasília, Ricardo Teixeira.
Uma pesquisa conduzida na Suécia e recém-publicada pela revista Headache, periódico oficial da Sociedade Americana de Cefaléia, demonstrou que um programa de atividade aeróbica a indivíduos sedentários e com enxaqueca. O resultado positivo mostrou, ao final de 12 semanas, uma queda eficaz na intensidade e freqüência das crises, assim como na necessidade do uso de analgésicos. O programa consistia em treino de 40 minutos em bicicleta ergométrica 3 vezes por semana.
Os resultados devem ser vistos como preliminares e devem encorajar a realização de estudos mais robustos para a definição do tipo de exercício que mais benefícios pode oferecer àqueles que sofrem de enxaqueca e também comparar esse efeito com a eficácia de tratamentos medicamentosos habituais , alerta o neurologista.

Nenhum comentário: